Francisco Xavier

Francisco Xavier Barroso é natural da cidade de Senador Modestino Gonçalves e servidor do Instituto Estadual de Florestas - IEF.

Mais conhecido como seu Chico, iniciou sua carreira no Estado em 1994 e tem uma história de 23 anos de muita dedicação e empenho à Instituição. Por 9 anos, trabalhou nos Parques Estaduais do Biribiri e do Pico do Itambé, além de atuar na área da fiscalização. Exerceu suas atividades na Rebio de Mata dos Ausentes e Parque Estadual do Itambé.

Em 2003, foi nomeado como Secretário de Escritório Regional para trabalhar na Reserva Biológica de Acauã. Em 2008, foi para o Centro Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Serro. Em 2011, esteve no núcleo de Florestas e Biodiversidade. Estava lotado recentemente no Horto de Gouveia.

Hoje, aos 63 anos, com um sorriso no rosto ele conta suas histórias como servidor.

Tudo que fiz pelo IEF foi com muito amor e dedicação, não me interessava o dinheiro, mas sim meu amor pelos bichos e pela mata”, conta Francisco Xavier. Trabalhando para a instituição descobri o que é meio ambiente e sua importância, completa.

O reconhecimento pelos anos de trabalho de Francisco Xavier Barroso deve-se a todo empenho, carinho e significativa contribuição ao IEF,  a melhorias da qualidade ambiental, além do respeito e admiração pelos colegas.

Para conhecermos um pouco da história de seu Chico, compartilhamos relatos de alguns colegas de trabalho. 

Segundo o diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, a homenagem é uma forma de mostrar ao Francisco a importância da sua dedicação depositada ao IEF.

O que temos de seguro hoje é graças aos servidores do IEF, que nos ajudaram a construir cada parte dessa instituição e o seu Chico é a prova de toda essa dedicação, afirma.

Leiam os depoimentos das pessoas presentes nesta etapa importante da vida do Sr. Francisco ou como os próprios colegas de trabalho carinhosamente o chamavam: nosso querido "Chico de Sinhá"guerreiro Chico ou simplesmente seu Chico.

 Conheça a história e a trajetória de seu Chico pelo IEF!