1) Como proceder para alterar meus dados bancários?

O servidor ativo, inativo ou pensionista deverá preencher e assinar o Formulário de Alteração de Dados Bancários e encaminhar à Coordenadoria de Pagamento de Coordenadoria de Pagamento de Pessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA – Cidade Administrativa – Prédio Minas – 2º andar.

2) Como proceder para alterar meu endereço?

O servidor ativo, inativo ou pensionista deverá preencher e assinar o Formulário de Alteração de Endereço e encaminhar à Coordenadoria de Pagamento de Coordenadoria de Pagamento de Pessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA – Cidade Administrativa – Prédio Minas – 2º andar.

3) Como proceder para cancelar o desconto em folha de pagamento, a título de Entidades Diversas (Bancos, Financeiras, etc.)?

O servidor deverá se dirigir a própria entidade para resolver qualquer assunto relacionado à mesma.

4) Como proceder para comunicar o falecimento de um servidor?

A chefia imediata do servidor ou familiar deverá encaminhar para a Coordenadoria de Pagamento Coordenadoria de Pagamento dePessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA – Cidade Administrativa – Prédio Minas – 2º andar a certidão de óbito do servidor.

5) Como deverá o servidor proceder, no caso de moléstia grave, para ficar isento da retenção do imposto de renda?

Para concessão deste benefício, é necessário que a moléstia esteja elencada na Lei 7.713/88, com redação dada pela Lei 8.541/92 e Lei 11.052/04; e que o servidor esteja aposentado. Este deverá dirigir-se ao Serviço Médico Oficial do Estado, na cidade mais próxima, ou em Belo Horizonte, no 4º andar do Edifício Maleta, para se submeter a perícia médica a fim de que seja emitido um laudo pericial. Este laudo deverá ser enviado juntamente com o Requerimento de Isenção de Imposto de Renda para a Coordenadoria de Pagamento Coordenadoria de Pagamento dePessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA – Cidade Administrativa – Prédio Minas – 2º andar.

6) Como proceder para comunicar a inclusão de dependentes para fins de abatimento de Imposto de Renda?

O servidor deverá preencher e assinar o Formulário de Declaração de Dependentes para Abatimento de IR, anexar os documentos que comprovam a vinculação e encaminhar à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA.

7) Como obter o comprovante de inscrição no Pasep?

O comprovante de inscrição no Pasep poderá ser solicitado em qualquer agência do Banco do Brasil.

8) No caso de falecimento do servidor, como os familiares devem proceder para requerer os Vencimentos Deixados?

Os familiares deverão preencher e assinar o Formulário para Requerimento de Vencimentos Deixados, anexar os documentos comprobatórios exigidos no processoe encaminhar à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA.

9) Como proceder para cancelar a assistência à saúde de servidor prestada pelo IPSEMG?

O servidor deverá preencher e assinar o Formulário de Exclusão do Servidor à Assistência Saúde prestada pelo IPSEMG e enviar à Coordenadoria de Pagamento de Pessoal/DPDV/SGDP/SEMAD/SISEMA. A exclusão do desconto ocorrerá a partir da data do protocolo do Requerimento.

10) Como proceder para cancelar a assistência à saúde de dependente prestada pelo IPSEMG?

O servidor deverá preencher e assinar o Formulário de Exclusão de Dependente à Assistência Saúde prestada pelo IPSEMG e protocolar nas unidades de atendimento do IPSEMG localizadas na capital ou no interior previstas no site: www.ipsemg.mg.gov.br. A exclusão do desconto ocorrerá a partir da data do protocolo do Requerimento.

11) Como proceder para imprimir meus contracheques?

O servidor deverá acessar o Portal do Servidor, através do site www.portaldoservidor.mg.gov.br e cadastrar uma senha de acesso. A senha é cadastrada mediante a informação do número identificador, MASP, CPF e Data de Nascimento.O último número identificador foi enviado nos contracheques de setembro, outubro e novembro de 2010 e setembro de 2011.Estão disponíveis para consulta e impressão os contracheques a partir de Dezembro de 2006.Nos terminais de atendimento do Banco do Brasil também é possível imprimir os contracheques.

12) Como proceder para imprimir meus Informes de Rendimentos?

O servidor deverá acessar o Portal do Servidor, através do site www.portaldoservidor.mg.gov.br e cadastrar uma senha de acesso. A senha é cadastrada mediante a informação do número identificador, MASP, CPF e Data de Nascimento.O último número identificador foi enviado nos contracheques de setembro, outubro e novembro de 2010 e setembro de 2011.Estão disponíveis para consulta e impressão os informes de rendimentos a partir de 2008.

13) Em caso de perda, roubo ou extravio do meu cartão alimentação, como solicitar a 2ª via?

Para solicitar 2ª via do seu cartão alimentação, em caso de perda, roubo ou extravio, ligue: 4003-3167 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-8803167 (demais localidades).