Projeto Nossa Gente

O Projeto Nossa Gente é uma iniciativa da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP que visa ao reconhecimento e valorização dos servidores cujas carreiras nos órgãos e/ ou entidades do Sisema superaram trinta anos.

Considerando a importância da contribuição desses servidores para o estado de Minas Gerais, bem como suas vastas experiências adquiridas no decorrer da carreira, este projeto torna-se uma oportunidade não apenas de homenageá-los, mas também de proporcionar um legado fundamental para a gestão do conhecimento no Sisema.

 ObjetivoS

Este projeto tem dois principais objetivos, sendo um deles, contribuir para a humanização da gestão de pessoas no Sisema, de forma que o servidor participante sinta-se reconhecido na singularidade da sua experiência de mais de trinta anos de carreira. O outro objetivo principal é valorizar o know-how do servidor de longa carreira, a fim de multiplicar seus conhecimentos para os demais, em convergência com a gestão do conhecimento.

 Público-Alvo

Servidores cujas carreiras nos órgãos e/ ou entidades do SISEMA ultrapassem trinta anos.

METODOLOGIA

Para o alcance dos objetivos propostos, estão previstas as seguintes ações:

1ª Etapa: emissão de um relatório (boletim de ocorrência) que contemple os servidores em exercício com, no mínimo, trinta anos de carreira no Sisema.

O boletim de ocorrência é emitido pela Diretoria de Pagamento, Direitos e Vantagens da SGDP.

2ª Etapa: envio do memorando convite

Elaboração e envio de memorando para os servidores listados no boletim de ocorrência, apresentando o projeto e convidando-os a participar.

Para melhor execução do projeto, os memorandos serão enviados por etapas, sendo cada etapa um dos órgãos ou entidades do Sisema. Para a fase de implementação, serão enviados memorandos aos servidores da FEAM.

3ª Etapa: realização de entrevista

Agendamento e realização de entrevistas com os servidores que manifestaram interesse em participar do projeto a partir do recebimento do memorando. O objetivo das entrevistas é ouvir os servidores a respeito das suas trajetórias profissionais no Sisema, a fim de proporcionar um compartilhamento da sua experiência. Caso o servidor demonstre interesse, a equipe responsável pelo projeto o auxiliará a elaborar um curso/treinamento sobre a sua área de atuação, visando à multiplicação do conhecimento para demais servidores do Sisema. Durante essa etapa, será solicitado ao servidor que, caso possua, entregue materiais diversos que fizeram parte da sua trajetória e que possam compor seu portfólio.

 4ª Etapa: divulgação da trajetória do servidor na intranet e mídias sociais do Sisema

Após a conclusão da etapa de entrevistas com o levantamento de todas as informações necessárias, será feito um compilado para que a trajetória do servidor seja compartilhada por meio dos ambientes virtuais do Sisema (intranet e mídias sociais).

 5ª Etapa: Elaboração e divulgação do curso/ trilha do saber

Caso o servidor tenha demonstrado interesse, ele deverá esboçar um curso/ treinamento relativo à sua área de atuação para que, com o apoio da equipe responsável pelo projeto, o mesmo seja adaptado ao modelo das Trilhas do Saber.

 

 DIVULGAÇÃO

O Projeto Nossa Gente será divulgado por meio da Intranet, e-mail, nota no display do telefone e outros canais, em parceria com a ASCOM.

 Coordenadoria de Desempenho

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas/ SGDP